sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Técnicas do Krav Magá

O Krav Maga não é uma outra escola de artes marciais!
É essencialmente um método moderno caracterizado por uma filosofia coerente e lógica que permite a aplicação das técnicas naturais, praticas e fáceis baseadas nos movimentos simples do corpo humano.

Por se aplicar a situações reais e adversas é um método ideal de autodefesa. Mas esta modalidade sem regras e limites não pode ser incluída na classificação de desporto de competição.

Pensar com simplicidade e agilidade são factores determinantes. A preocupação de eficácia sobrepõe-se às preocupações estéticas da maioria das artes de marciais. No caso do Krav Maga, é importante saber usar as técnicas base da defesa, em situações de necessidade absoluta.

Quando a vitima tiver completo domínio sobre si e das técnicas, pode usar esta arte para evitar desfechos mortais ou danos físicos irremediáveis no agressor.

O Krav Maga é composto por duas partes principais: a auto defesa e o combate corpo a corpo :

1. A autodefesa é a base da modalidade. São aplicadas as mais variadas técnicas que permitem à pessoa atacada evitar ser ferida ou dominada pelo atacante.

Esta parte inclui as defesas contra uma grande variedade de ataques, tais como o recurso a golpes de punho, pontapés, estrangulamentos e soluções contra ataques armados) com um bastão, uma faca, uma pistola, revólver ou granada).

Os praticantes aprendem a aplicar os princípios e as técnicas do Krav Maga em todas as situações, incluindo circunstâncias desfavoráveis e limitadoras da nossa liberdade de acção (em locais isolados, no escuro, em posição sentada, deitada, etc.).

2. O combate corpo a corpo constitui uma fase mais avançada do Krav Maga que ensina a forma de neutralizar rápida e eficazmente o adversário. Nesta fase adaptam-se todos aos métodos referidos no ponto anterior, para a fase de combate:

As técnicas, combinação de diferentes tipos de ataque, dimensão psicológica do combate e agressor, etc...

No que toca ao combate, os praticantes de Judo, Karaté, Taekwondo, Kung- Fu, Boxe Inglês, americano, etc... concordam que estas modalidades exigem muitos meses e muitos anos para atingir uma mestria mínima.

O inconveniente em cada uma destas modalidades é o regulamento de cada arte. De facto, os regulamentos foram introduzidos com a finalidade de proteger fisicamente os praticantes.

Desta forma, o praticante desta artes, nunca estará preparado para se proteger de golpes interditos. Os seus reflexos ficam também limitados em caso de ataque.

Por exemplo, se no judo é proibido bater, no Karaté interditam-se os golpes abaixo da cintura ou agarrar o adversário; no Taekwondo não se podem dar golpes de punho no rosto, e no Boxe Tha são proibidos golpes com a cabeça nem pôr os dedos nos olhos do atacante...

São exemplos de algumas interdições de cada um desses desportos marciais e que divergem da nossa modalidade.

No Krav Maga também há regras de segurança a respeitar pelo praticante e que lhe permitem atingir mais tarde um nível mais elevado. No entanto, tenta-se usar todos os movimentos naturais de ataque que podem ser usados pelos atacantes.

A simplicidade é determinante para conserva o máximo de possibilidades de sobreviver perante uma agressão física.

Os movimentos são simples, curto e mais rápidos, por isso também menos cansativos.

A disciplina mental e autocontrole são outros pontos treinados no Krav Maga. Podem ajudar a solucionar problemas através do diálogo e permitir-nos em último caso surpreender o adversário em situações de stress extremo.

Ainda assim, se os riscos de vida forem muito elevados, a fuga pode ser a melhor opção depois de se conseguir libertar do agressor.

A prioridade no Krav Maga é a segurança e a preservação da vida.

Não é preciso ter uma grande preparação física já que as técnicas do Krav Maga são naturais.

Relembramos que nesta arte não há competição porque também não há regras.

O Krav Maga usa o sistema de cintos que vão do amarelo (iniciado) ao negro (grau avançado).

Para praticar esta arte de autodefesa basta apenas uma T-Shirt branca, umas calças pretas e uns ténis...e claro, vontade em aprender!

Fonte: Artigo da Associação Portuguesa de Krav Magá

13 comentários:

diego disse...

muito bom !

Lucas disse...

meu msn é lucas200919901994@hotmail.com e eu gostei da reportagem moro em brasilia gosto de namorar sem parar.mim liguem 9227-7704

Kamila disse...

Lucas vc é um escroto e nao sabe nada sobre krav magá, e mesmo eu sendo mulher aposto que poderia te dar uma surra de olhos vendados

Marcelo C disse...

Estou querendo mt aprender... Como faço?

Bukan Original Krav-maga disse...

Que tal saber a verdade sobre o Krav-Maga?

http://www.kravmaga-bukan.com/

O Kobi é uma farsa! Não faça parte disso!

MatheusM disse...

nen o kobi nen o bukan sao farsa, a fara enta na mente de quem tenta denegrir uma outra federação, como vc esta fazedo, deixa de ser ridiculo tá

Anônimo disse...

Senhores, vi a técnica de defesa pessoal na tv e me identifiquei, gostaria de saber onde há uma academia aqui em São Paulo.
Aguardo vosso contato.
Fiquem com DEUS !
Abraços.
Jonas.

jjaaff2010@hotmail.com

Moysés Magno disse...

Aos 59 anos comecei a prática do krav-magá,logo que chegou ao Rio de Janeiro.Fiz parte da segunda turma.Atingi a faixa laranja.Por razões particulares fui obrigado a parar.Hoje,aos 80,guardo muito da técnica aprendida.Tive a honra de ter sido aluno de Kobi Lichtenstein.Se puder,um dia ainda volto!Esse é o espírito!

Moysés Magno

Anônimo disse...

gostava muito de aprender, até porque na zona onde moro não existe tal modalidade, como posso fazer?
gostava que me dessem alguma resposta para o g-mail: carlosrodriguescmer@gmail.com

Emanuel Diniz disse...

VC CONHECE REALMENTE A HISTÓRIA DO KRAV MAGA? DO SENHOR KOBI? QUEM FOI O UNICO ALUNO DE IMI, DOS 10 PRIMEIROS ALUNOS QUE REALMENTE DEFENDEU O EXERCITO DE ISRAEL?
CASO DESEJE A RESPOSTA PARA TAIS PERGUNTAS, E MUITAS OUTRAS, LEIA: GENESIS(A HISTÓRIA DO KRAV MAGA), DE JEFFREY TUCHMAN E GEORGE MAYERS.DESEJAVA TREINAR KRAV MAGA, MAIS ANTES PROCUREI CONHECER A RESPEITO, E FIQUEI MUITO SURPRESO COM O QUE DESCOBRI. LEIA COMO UM CURIOSO E CONFIRME OS DADOS COMPROVADOS

Emanuel Diniz disse...

VC CONHECE REALMENTE A HISTÓRIA DO KRAV MAGA? DO SENHOR KOBI? QUEM FOI O UNICO ALUNO DE IMI, DOS 10 PRIMEIROS ALUNOS QUE REALMENTE DEFENDEU O EXERCITO DE ISRAEL?
CASO DESEJE A RESPOSTA PARA TAIS PERGUNTAS, E MUITAS OUTRAS, LEIA: GENESIS(A HISTÓRIA DO KRAV MAGA), DE JEFFREY TUCHMAN E GEORGE MAYERS.DESEJAVA TREINAR KRAV MAGA, MAIS ANTES PROCUREI CONHECER A RESPEITO, E FIQUEI MUITO SURPRESO COM O QUE DESCOBRI. LEIA COMO UM CURIOSO E CONFIRME OS DADOS COMPROVADOS

Rilyonaldo Marques disse...

Tive oportunidade de ultizar as tecnicas de Krav Magá associados a outros conhecimentos de artes marciais e me foi muito eficaz na injusta agressão sofrida por mim. Rilyonaldo Marques RN

Felipe disse...

As técnicas do Kobi não são efetivas... Puro hollywood... Itay Gil é a referência!