sábado, 22 de setembro de 2007

QUEM CRIOU O KRAV MAGÁ E QUANDO?


Grave este nome: Imi Lichtenfeld.


O Krav Magá foi criado na década de 1930 para capacitar os grupos de defesa que lutaram pela independência do Estado de Israel. Quando Imi Lichtenfeld chegou à Palestina antes do estabelecimento do estado de Israel, começou a ensinar combate corpo a corpo aos Haganá (exército rebelde judaico). Depois do estabelecimento de Israel, o Krav Magá foi adotado pelas forças armadas israelenses e pela polícia como a sua luta de escolha. Luta essa que chegou à sua forma atual em Israel pouco depois da sua formação. Depois de Imi se retirar da sua longa carreira como chefe instrutor das Forças de Defesa israelenses, ele começou a ensinar Krav Maga à população civil. Desta maneira, uma versão civil baseada nos princípios da defesa pessoal foi desenvolvida. Krav Magá não é considerado uma Arte Marcial e sim uma luta de defesa pessoal.


Imi Lichtenfeld, o mentor do Krav Magá, sempre acreditou no potencial do ser humano. Para ele, como escreveu Kobi, "a condição humana igualava todos.O fraco era apenas aquele que não enxergava a própria força, e para garantir o que considerava um direito primário de todos, criou e desenvolveu um método que permitisse a qualquer um garantir a própria integridade física e moral. Os instrumentos básicos de seu método estão ao alcance de qualquer um: o corpo, a mente e a alma".


Imi enfrentou os terrores das guerras várias vezes. E não foi a toa que escapou da morte em todas elas. Nascido em Budapeste em 1910, cresceu e foi criado na Eslováquia. Seu pai, Samuel, era inspetor grandemente condecorado da polícia secreta local e também instrutor de defesa pessoal da polícia. Aos dez anos, Imi Lichtenfeld, já treinava com o seu pai. Não demorou para ser um amante do esporte - praticante de várias modalidades esportivas.


No final dos anos 20, Imi, então com 18 anos, participou e venceu várias competições na Europa de luta livre greco-romana e boxe. Nos anos 30 se especializou em luta livre, ganhado muitas medalhas.


Com a ascensão do Nazismo em meados dos anos 30, todos os judeus da Eslováquia estavam sendo sufocados pela política crescente anti-semita. Imi, então, surgiu como um líder natural para RESISTIR a fascistas e nazistas. Até o final da década de 30 a sobrevivência era algo difícil para os judeus na Europa. Confrontos violentos eram diários. Qualquer descuido era fatal. A luta por sobrevivência era diária, e isso durou quatro anos, sem trégua. E não era apenas saber se esconder, mas enfrentar em combate centenas de inimigos, sozinho ou em grupo. Esta fase da vida de Imi o preparou completamente para desenvolver o Krav Magá. Portanto o Krav Magá não é uma teoria desenvolvida num mosteiro cheio de flores, mas nas ruas, nos becos e vielas ensanguentadas da Eslováquia.


Em 1940, auge do nazismo em parte da Europa, Imi foge para Israel, berço espiritual de todo judeu. Sua viagem é pelo mar, em embarcação superlotada e condições precárias de alimento e água. Viagem tumultuada, cheia de perigos. A embarcação perto da Grécia não tem mais condições de navegar. Então Imi e alguns colegas procuram ajuda da Marinha Britânica.


Junto ao exército britânico, Imi, trava várias batalhas no Oriente Médio, até que em 1942 recebe permissão para entrar em Israel. Em meados de 1942 existiam vários grupos de defesa em Israel para garantir a sobrevivência do povo dali. Dos três grupos de defesa, Imi juntou ao grupo Haganá (A Defesa) e logo virou o preparador físico e instrutor de luta da organização. Entre várias subdivisões do Haganá, Imi treinou um grupo que posteriormente serviu de base para a formação dos grupos de elite das Forças Armadas Israelense.


Em 1948, com a criação do Estado de Israel, Imi tornou-se instrutor chefe de preparação física e Krav Magá do Tzahal (Forças de Defesa do Estado de Israel).


O lema do Estado de Israel em 1948 era: "Se deseja, não é um sonho". Lema incorporado por Imi. O Krav Magá, agora, era parte de algo maior, não mais restrito aos militares ou para-militares, mas disponível para o povo. O Krav Magá tornou-se acessível para todo e qualquer ser humano; independente do porte físico, gênero ou idade - isto explica a adesão de tantas mulheres hoje em dia ao Krav Magá.


Imi, criou dois centros de treinamento, um em Tel Aviv e outro em Nataya, mas isso é outra história.

Nenhum comentário: